terça-feira, 23 de junho de 2015

O Fogo da Vida

Castelinho enxaimel - ainda em Marburg

Marburg

O verde florescente

Muro de folhas

Fachada envelhecida

Pelos estreitos caminhos as surpresas

cores lindas


Belezas


Que lindo!

Beleza amarela

Tão bom caminhar por ali



Descendo as ruas da cidade

Ruínas antigas - esconderijo

Olha o tamanho das rosas

Ruelas

Rosas vermelhas - como meu coração de amor

Lindezas de Deus

Charme e cor

Alegria para os olhos

Buquê de amor

Poço antigo

Desativado

As vielas se estendem



Interessante essa coisa de as casas irem saindo pra fora.
Uma forma de aumentar o espaço.




´
É um símbolo antigo mas que me lembrou alguma coisa lembrou...


Vi muito isso sobre as casas - seria para raio?

Esse era o quintal do meu hotel em Wetslar

E o lugar onde eu tomava o café da manhã



As flores foram minha alegria

E os presentinhos sobre a cadeira também...

Que charme, junta vasos, caixas e flores e olha o jardim que dá...


Agora já estava na viagem de Wetslar pra outra cidade


A estrada era vicinal - interior... lindo..


Os campos me encantavam. Essas árvores são carvalhos.

Deviam ser carvalhos muito antigos dado o tamanho.


Chegamos na vila (dorf). Pena eu não lembrar o nome.


É uma casa de retiros.
Ali passaríamos a tarde, jantaríamos e então partiríamos novamente.

Meu presente foi as margaridas pelo chão

O lugar logo me encantou...

E as plantas eram tão especiais...

Como essa espécie de pinheiro.
Parecia de plástico.


Olha só que charme...

Não é um sonho?


Que vontade de estar lá com você...

Lugar de paz e silêncio...

e de reflexão sobre a vida...

Que doçura de janela

Um toque de charme e beleza

E o sorriso de uma flor...

esparramada pelo chão

Pedra e flor

Cantinho especial

Azaleias maravilhosas



Pensei que fossem azaleias mas não eram

Fiz a foto só para mostrar o cantinho maravilhoso
onde tomei o café da tarde.

Meu café delicioso

Amei. Acabei sempre escolhendo esse
a cada oportunidade de pedir um café.

Precisa lugar mais lindo?

E um café pra esquentar no frio?


Um dia eu volto lá para tomar mais um café

E curtir a natureza e as flores

As visão é fantástica

E a cor das flores me encantaram




Casa antiga - rodeada de flores


Delicadezas da tarde

Meu olhar se perdia por entre as ramagens e flores

A escada era proibida mas a foto não...

A placa feriu o sentimento da flor

Mas não estragou o dia

Pelo contrário, olha só que mimo

e que caminho de sonho - vamos?

Vem comigo...

vamos seguir por esta estrada
talvez ela nos leve pra algum lugar
além dos tijolos amarelos...

um lugar de flores brancas e miúdas

de escadas que conduzem à floresta

e fazem os pés trilhar tapetes de flores

Caminhos de esperança e paz

lugares de descanso e refrigério

Onde a vida é mais colorida


e as belezas latentes

brotam do chão em profusão

ou abraçam as janela da vida

como um coração aberto no peito

que tremula beleza como as do jardim


e iluminam os cantos da vida


com o azul do coração

a cor dos sonhos e do perdão


a cor do amor

que qual os miosótis encantam


e fazem o mundo brilhar mais

Em todo o canto uma flor

Em cada folha uma cor diferente

Um broto e luz e vida

uma placa anunciando um novo mundo


Gigantes os pinheiros do caminho

Que fazem trilhas de folhas secas


No caminho um momento para descansar

Mas depois sempre seguir adiante

Na floresta imensa e negra (Floresta Negra)

Com as flores da beira do caminho

A enfeitar de luz a caminhada.


Em meio à nossa caminhada pelas trilhas da floresta, Reinhard parou e ajuntou uma pinha que havia em profusão pelo chão do caminho. Mostrou-me e explicou que ali dentro daquele invólucro encontravam-se as sementes de uma nova planta de pinheiro.

- No entanto, disse ele, essas sementes só conseguem brotar e gerar uma nova planta se essa pinha for queimada.

Olhei a pinha em suas mãos e tentei imaginar como era a semente que a mesma continha em seu seio. Reinhard apontou para os altos pinheiros ao lado da trilha e pude vislumbrar a beleza e a majestade das árvores que só existem porque suas sementes passaram pelas chamas.

- Para que a semente possa sair de dentro da pinha em forma de uma nova planta, reiterou-me Reinhard, a pinha deve necessariamente passar pelo fogo.

Segui o restante do caminho mergulhada em reflexões. Lembrei meus tempos de criança, quando sofria com o alcoolismo do pai. Lembrei as noites de medo e angústia quando pensava que o pai fosse morrer e que eu o perderia para sempre. Lembrei as brigas, as lutas e a vergonha que tinha na manhã seguinte diante dos olhares dos vizinhos que passaram a noite espiando pelas janelas sem fazer nada para ajudar. Minha família viveu o alcoolismo do pai sem conhecer ajuda para sair do sofrimento. Foi o fogo da dor da perda de um filho (meu irmão) que fez meu pai tomar a decisão de parar de beber. Assim como a pinha tivemos de passar pelas chamas do fogo da dor e do sofrimento para que um novo horizonte surgisse em nosso caminho.

Pensando naquela pinha carregada de sementes me veio à mente aquelas famílias que ainda hoje passam pelo que passei na infância. Que enfrentam as chamas doloridas do fogo da dependência química e lutam, muitas vezes sozinhas, para só continuar a viver no dia seguinte, para conseguir sobreviver à dor e ao sofrimento. E que, muitas vezes, não sabem para onde ir, onde encontrar ajuda e nem mesmo conseguem imaginar, em meio às perguntas e à dor, que é possível sair pra fora da escuridão e que não precisam caminhar e lutar sozinhos porque há ajuda para isso.

Lembro das tantas vezes em que não sabíamos o que fazer. Hoje eu sei que não precisamos lutar sozinhos. As palavras escritas na Bíblia no livro de II Crônicas 20.12b onde diz: “[...] e não sabemos nós o que fazer, mas os nossos olhos estão postos em Ti” nos apontam que também podemos contar com Deus.

Hoje há flores no meu caminho

E a floresta de pinheiros brilha pelo mar de flores
que Deus hoje colocou no meu caminho.
São como tapetes para meus pés de sonho...

E nas imensas trilhas da Floresta Negra eu tive a certeza
de que passe o tempo que passar
eu jamais, nunca, nunca mesmo desistirei dos meus sonhos

E que mesmo que vários caminhos se apresentarem diante dos olhos
mesmo as porteiras fechadas


mesmo os galhos diante dos olhos

E a luz ofuscando a visão



Eu traçarei meus caminhos

E mesmo que a dor jamais me poupe

Eu sei onde meu coração está encravado
e conheço o que nele vive

E nada, nem ninguém vai tirar isso de mim

e mesmo que seja na mais completa solidão

mesmo que todos me abandonem
que você me abandone pra sempre


Ou que os caminhos sumirem de diante dos meus pés


E que só possa ver o mundo depois que ele passou



Minhas raízes estarão firmes



e mesmo secando as minhas folhas



ou se eu perder o foco de mim mesma


construirei minhas estradas

E farei brotar flores em meu coração

Porque nele não há mais lugar para cardos e espinhos

mas sim para a beleza do amor e da vida

E a vida é o dom que quero pra sempre

ao meu redor - me dando forças para viver

e novos caminhos para os pés cansados



Um portão aberto e desejos de boas vindas




E mesmo que não haja mais cartas no mensageiro do tempo

Sei que meu amor é forte como o carvalho

é refúgio e fortaleza

E será em meu coração sempre um jardim

Com uma única certeza

Há sempre um caminho por onde andar

E um lindo lugar para pousar a alma

e viver os minutos da vida

construindo pontes

Brincando com a vida

observando o mundo e as coisas do mundo

e as gentilezas que a natureza nos dá

Como uma casinha no meio da mata

Um lar no caminho dos anjos

Uma distância para o silêncio e a reflexão

e a visão do belo e do perene

ou a imensidão a perder de vista

O jardim de Deus

O charme da vida

As trilhas no capim


As doçuras que meus olhos viram

Até no cão que carrega a madeira para seu dono

e as flores silvestres que se esparramam em belezas

E fazem a alma sorrir

Como a muito tempo não sorria

o Azul preferido


A chuva de ouro

Cachos de luz

cascatas de sol


luzes de sonhos

tapete verde



A diversidade

A sombra mágica


vivaz

Sangue e luz

cores de outono

cor de maria

Flor de esperança

Diferente


e mesmo sempre perdendo o jogo

Vale a pena viver

E acreditar no amanhã

Tendo no peito um coração
que sabe amar

e que vive desse amor

pra sempre
assim, assim
como vivem as lindas flores nas janelas da vida...

Nenhum comentário:

Postar um comentário